Trancamento justificado em 2024.1

Prezad@s alun@s,

Leiam com atenção a mensagem a seguir e os anexos referentes aos procedimentos para trancamento de matrícula em função da greve 🙂

Considerando a Resolução CEPE nº 0069/2024, que flexibiliza os trancamentos do primeiro semestre de 2024 em decorrência dos movimentos grevistas, foram realizadas adequações no SIGAA para facilitar o processo de trancamento justificado (parcial e geral), permitindo aos próprios estudantes de graduação registrar esses tipos de trancamentos automaticamente. Seguem os procedimentos:

Para trancamento parcial de matrícula (TJ), o(a) estudante deverá: • Acessar o ‘Portal Discente > Ensino > Trancamento de Matrícula > Trancar’; • Selecionar a(s) turmas que deseja trancar, escolher o motivo ‘outros’ e especificar ‘greve 2024.1’; • Clicar em ‘Solicitar trancamento’, conferir os dados e confirmar com senha pessoal.
É importante notar que não será possível trancar todos os componentes curriculares desta forma; para trancar todas as disciplinas, deve-se optar pelo trancamento geral de matrícula.

Para trancamento geral de matrícula (TGMJ), o(a) estudante deverá: • Acessar o ‘Portal Discente > Ensino > Trancamento Geral de Matrícula > Trancamento Automático’; • Marcar o check confirmando as instruções, clicar em ‘Continuar’ e confirmar o trancamento com a senha pessoal.
Destacamos que todos os trancamentos serão registrados como justificados, evitando qualquer prejuízo aos estudantes. No caso de calouros(as) e aqueles(as) sem aprovação em componentes curriculares nos períodos letivos anteriores não poderão realizar trancamento geral de matrícula no SIGAA; devem solicitar trancamento justificado via peticionamento eletrônico, conforme o Manual de Trancamento, disponível em: https://www.saa.unb.br/sistemas/peticionamento-eletronico.

Solicitamos ampla divulgação entre os(as) estudantes de graduação, visando minimizar os impactos da greve sobre a comunidade acadêmica da UnB.

Atenciosamente,

Henrique Soares de Melo